LINKS

» PAIR Nacional
» http://pair.ledes.net

» Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH
http://www.sedh.gov.br/

» Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes
http://www.direitosdacrianca.org.br/

» Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CEDCA/MG
» http://www.conselhos.mg.gov.br/cedca/pagina/home

» Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?app=conselhodacriancaedoadolescente

» Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente
http://www.anced.org.br/

» Comitê Nacional
» http://www.comitenacional.org.br

» ABRAPIA
» http://www.observatoriodainfancia.com.br

» Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
» http://www.obscriancaeadolescente.gov.br/

» Cecria - Centro de Referências, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes
http://www.cecria.org.br/

» Childhood Brasil
http://www.childhood.org.br/

______________________________________________________________________________________

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

  • AZEVEDO, M.A e GUERRA,V.N.A. Violência Doméstica na Infância e na Adolescência. SP: Robe, 1995).
  • BRASIL. Congresso. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8.069/1990. Brasília,DF: [sn], 1990.

______. Ministério da Justiça. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. Brasília, DF: MJ, 2006.
______. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Relatório Mundial sobre Violência contra a Criança. Publicação traduzida para o português e impressa. Brasília, DF:SEDH/Presidência da República, 2007.

  • CARVALHO, L. do N.; LUZ, I. C.; ASSIS, N. Rede de Atenção a Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência: movimento social ou organização intersetorial de serviços? In: OLIVEIRA, M. L. M.; SOUSA, S. M. G. (Org.). (Re)descobrindo faces da violência sexual contra crianças e adolescentes. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Goiânia: Cânone Editorial, 2007.
  • CARVALHO, M. C. B. (org). A Família Contemporânea em Debate. 6 ed. São Paulo: EDUCA/Cortez, 2003.
  • FALEIROS, E. T. S. A exploração sexual comercial de crianças e de adolescentes no mercado do sexo. In: A exploração sexual de crianças e de adolescentes no Brasil. Reflexões teóricas, relatos de pesquisas e intervenções psicossociais. Goiás: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2004.
  • FURNISS, T. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1993.GABEL, M. (Org.). Crianças vítimas de violência sexual. São Paulo, SP: Summus, 1993.
  • GUERRA, Viviane N. Azevedo. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
  • LEAL, M. L. P. A exploração sexual comercial de meninos, meninas e adolescentes na América Latina e Caribe. (Relatório Final – Brasil). Brasília, DF : CECRIA; Ministério da Justiça; UNICEF;CESE, 1999.
  • LEAL, M. L.; LEAL, M. de F. P. (Org.). Pesquisa sobre tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial - PESTRAF: Relatório Nacional – Brasil. Brasília, DF:CECRIA, 2003.
  • LISBOA et al. Estratégias de Coping de Crianças Vítimas e Não Vítimas de Violência Doméstica. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n.2, 2002.
  • MAIA, J.M.D., & WILLIAMS, L.C.A. Fatores de risco e proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão de área. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 13, 2005
  • SAFFIOTI, H. I. B. A exploração sexual de meninas e adolescentes: aspectos históricos e conceituais. In: BONTEMPO, D. et al. (Org.). Exploração sexual de meninas e adolescentes no Brasil. Brasília, DF: UNESCO; CECRIA, 1995.
  • SANDERSON C. Abuso Sexual em Crianças: Fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. SP: M. Books. 2005.
  • UFMG. Violência Sexual contra crianças e adolescentes: Guia de orientação para o combate e a prevenção. Belo Horizonte, 2006.
  • VASCONCELOS, M.G.O. Avanços e Desafios na Rede de Atenção às Situações de Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes: a experiência de São José dos Campos. Dissertação de Mestrado. Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • LECLAIRE, Serge. O Corpo Erógeno, uma introdução à Teoria do Complexo de Édipo. Rio de Janeiro, RJ: s/ed.,1979.
  • LEAL, Maria Lucia & Leal, M. F. (orgs). Pesquisa sobre tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial no Brasil - PESTRAF. Brasília: CECRIA, 2002.
  • LEAL, M. L. P. A mobilização das ONGs no enfrentamento a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
  • LIBÓRIO, R. M. C. Desvendando vozes silenciadas: adolescentes em situação de exploração sexual. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • LIBÓRIO, R. M. C.; SOUSA, S. M. G. (Org.). A exploração sexual comercial de adolescentes no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004; Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2004.
  • MALLAK, Linda Simone; VASCONCELOS, Maria Gorete M. (Orgs.). Compreendendo a Violência Sexual em uma Perspectiva Multidisciplinar. Carapicuíba-SP: Fundação Orsa, 2002
  • MARQUES. M. S. A escuta do abuso sexual: o psicólogo e o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, sob a visão da psicanálise. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2006.
  • OLIVEIRA, M.L.M e SOUSA, S.M.G.(orgs). (Re) Descobrindo faces da violência sexual contra crianças e adolescentes. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos; Goiânia: Cânone Editorial, 2007.
  • PEDROSO, H.P. Os Conselhos Tutelares. In: Apostila de capacitação para Rede de Atenção à Infância e à Adolescência. São Paulo, 2004. mimeo.
  • PISCITELLI, Adriana. Exotismo e Autenticidade: relatos de viajantes à procura de sexo. Cadernos Pagu / UNICAMP (19), 2002, PP 195-231.
  • PRESTELLO, C. H. Islieb Dish: o que a gente não faz por um sonho. Publicação independente da ONG – Coletivo Mulher Vida, Ed. de Pernambuco, Olinda, 1996.
  • REBOUÇAS, M. Heranças e Conflitos: o legado da prostituição e a violência familiar na constituição da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na cidade de Santos. Dissertação (Mestrado em Serviço Social), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, 2004.
  • SAFFIOTI, H.I.B. A exploração sexual de meninas e adolescentes: aspectos históricos e conceituais. In Orgs. Denise Bontempo, Enza Boseti, Maria Auxiliadora César, Maria Lúcia P. Leal (Org). Exploração sexual de meninas e adolescentes no Brasil. Brasília, UNESCO /CECRIA, 1995.
  • SOUSA, Sonia Maria Gomes. Prostituição infantil e juvenil: uma análise psicossocial do discurso de depoentes da CPI. Tese de Doutorado, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.

______________________________________________________________________________________

FILMOGRAFIA:

Afetos Secretos:
Brasil, 2009
Direção: Graça Pizá
Realização: Clínica Psicanalítica Violência da Revirança
Duração: 40 minutos

  • Afetos secretos é um filme inovador que vem para revelar o cenário secreto da violência sexual contra crianças, especialmente a violênciaincestuosa. É a história dos sonhos de uma mulher que sofreu uma violência extrema. O filme captura a tragédia da perversão de um sistema familiar que transforma a criança em um objeto-fetiche. A personagem central é uma menina-mulher que encontra-se em um futuro distante, em um não lugar, e que se comunica com o seu inconsciente representado através da personagem Psique. O filme aborda os conflitos inconscientes da personagem, no mais íntimo da sua dor quando os sonhos angustiantes vão transformando essa inquietante história em um surpreendente retorno ao passado e ao futuro desejado.

No limite do silêncio silêncio
EUA, 2001
Direção: Tom McLoughlin
Duração: 109 minutos

  • Michael Hunter (Andy Garcia) é um psiquiatra que fica arrasado quando seu filho adolescente, Kyle (Trevor Blumas), se suicida. Este fato provocou a separação do casal, pois Penny (Chelsea Field), sua ex-mulher, o culpou pelo acontecido e na verdade ele também se considerava responsável pelo fato. Três anos após o suicídio, Michael não dá mais consultas e só dá palestras e escreve livros. Até que Barbara Wagner (Teri Polo), uma ex-aluna, lhe pede para examinar o caso de Thomas Caffey (Vincent Kartheiser), um garoto que foi marcado por uma tragédia familiar. Com a mãe morta e o pai preso Tommy foi para um orfanato, mas agora, quando ele está prestes para completar dezoito anos, será liberado, sendo que Barbara sente que ele ainda não está pronto. Inicialmente Michael se recusa a tratar do caso, mas gradativamente se interessa e vai conversar com Tommy. Logo que Tommy e Michael se encontram as barreiras entre médico e paciente ficam confusas, pois entre eles há mais alguém e este alguém é Kyle.

O Caçador de Pipas
EUA 2007.
Direção: Marc Foster
Duração: 122 minutos

  • O romance best seller agora é o mais aplaudido filme do ano. Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abalar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado - e se redimir de maneira que jamais imaginou - demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo. Dirigido por Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca, Monter's Ball), "O Caçador de Pipas nos permite acreditar que pode existir justiça no mundo" - Richard Corliss, TIME

Garotas de Programa
Espanha 2004
Direção: María Lidón
Duração: 87 minutos

  • Uma jovem escritora decide escrever seu mais novo livro baseado na mais antiga profissão do mundo: a prostituição. para isso, ntrevista várias prostitutas, garotas de programa, prostitutas de rua e até gigolôs homens e mulheres. Enquanto esla está fora, sua vizinha Rebecca, uma estudante de antropologia, é introduzida na profissão por outra vizinha, também garota de programa, Adrianna qua a caminha ao seu melhor cliente, Pierre.

Festa de Família
Dinamarca, 1998.
Direção: Thomas Vinterberg.
Duração: 106 minutos

  • Patriarca (Henning Moritzen) de família dinamarquesa comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família em um hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho pode estragar a festa.

 O piano
Austrália, Nova Zelândia e França 1993
Direção: Jane Campion
Duração: 121 minutos

  • 1870. Ada (Holly Hunter), muda desde os seis anos e a filha Flora (Anna Paquin) partem para Nova Zelândia, levando um piano. Lá, são recebidas por Alisdair Stewart (Sam Neill), futuro marido de Ada, que não vê utilidade no instrumento e o vende a um vizinho, George Baines (Harvey Keitel). Na verdade, Baines compra o piano para se aproximar de Ada, que começa a frequentar sua casa, a pretexto de lhe dar aulas. Nasce uma paixão proibida Ada se entrega a Baines, recupera o piano e perde o pouco respeito que tinha pelo marido. O preço do desenlace será violento.

Baixio das Bestas
Brasil, 2006.
Direção: Cláudio Assis
Duração: 80 minutos

  • Auxiliadora (Mariah Teixeira) é uma jovem de 16 anos explorada por seu avô, seu Heitor (Fernando Teixeira). Ele vê falta de autoridade em tudo à sua volta, mas não pensa duas vezes antes de explorar a neta. Cícero (Caio Blat) pertence a uma conhecida família local e está apaixonado por Auxiliadora. Mas para tê-la ele precisará enfrentar o avô dela.

Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída
Alemanha, 1981
Direção: Uli Edel
Duração: 138 minutos

  • Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens. 

Anjos do Sol
Brasil, 2006
Direção: Rudi Langemann.
Duração: 92 minutos

  • Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

O lenhador
EUA, 2004
Direção: Nicole Kassel
Duração: 87 minutos

  • Após 12 anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica defronte de uma escola de ensino básico, que está cheia de crianças. Walter arruma emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, mas isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho que promete não fazer nenhum julgamento dele. Porém ele não pode escapar do seu passado e, quando os  
    colegas de trabalho descobrem, se mostram quase nada compreensivos.

Cinderela, Lobos e um Príncipe Encantado
Brasil, 2008
Direção: Joel Zito Araújo
Duração: 107 minutos

  • Em Cinderelas, lobos e um príncipe encantado, viajando pelo Nordeste brasileiro e pela Europa, na Itália e Alemanha, o diretor discute o sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas migram e se tornam dançarinas em apresentações de ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, outras se transformam em prostitutas. Mas uma minoria consegue criar o seu final feliz.

Deserto Feliz
Brasil/Alemanha, 2007
Direção: Paulo Caldas
Duração: 88 minutos

  • Tráfico de animais e exploração sexual de meninas. A poética do tempo real: duro e seco. Jéssica, 15 anos, uma adolescente do interior nordestino, assiste à ruína de sua família. Ela vai para Recife e lá encontra o caminho do turismo sexual para viver. É nesse universo que ela conhece e se apaixona por Mark, um turista de Berlim.

Era uma vez outra Maria
São Paulo
Instituto Promundo

  • Menina não joga futebol! Brinca de casinha e boneca. Menina não senta de perna aberta! Uma boa menina aprende a arrumar a cozinha. Será que as meninas só podem ser assim? Este vídeo apresenta a história de Maria, uma menina como muitas outras, que começa a questionar as expectativas de como ela deve ou não deve ser. De lembranças da infância a sonhos para o futuro, faz-se uma reflexão sobre como as meninas são criadas e como isso influencia seus desejos, comportamentos e atitudes. Era uma vez outra Maria é um vídeo educativo que apresenta experiências comuns a mulheres jovens e aborda assuntos como saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho. Pode ser usado com mulheres e homens jovens ou com profissionais de saúde e educação que buscam novas formas para discutir a saúde e autonomia das mulheres jovens.

Lolita
EUA, 1962
Direção: Stanley Kubrick
Duração: 152 minutos

  • Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica obcecado por uma adolescente de 14 anos. Para se aproximar da jovem, ele se casa com a mãe dela. Quando a esposa morre atropelada, ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada. Mas acontece algo que pode prejudicar seus planos.

 

Minha Vida de João
São Paulo
Instituto Promundo
Duração: 23 minutos

  • O desenho animado, sem palavras, foi criado para provocar o questionamento entre homens jovens sobre a forma como foram socializados e os papéis de gênero que foram levados a assumir. O vídeo mostra a vida de João e os desafios que enfrentou durante a vida, sua educação no contexto familiar, situações de violência doméstica, sua primeira experiência sexual, a gravidez de sua namorada, o primeiro emprego, entre outros.

 

Mistérios da Carne
EUA/Holanda, 2004
Direção: Gregg Araki
Duração: 99 minutos

  • Aos 8 anos, Brian Lackey (Brady Corbet) acordou do lado de fora de sua casa com o nariz sangrando, sem ter ideia de como tinha chegado lá. Depois do incidente ele nunca mais foi o mesmo: tem medo do escuro, urina na cama e é assombrado por pesadelos. Agora, aos 18 anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Neil McComick (Joseph Gordon-Levitt), também de 18 anos, é um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. Quando seus caminhos se cruzam, eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem.

 

O Príncipe das Marés
EUA, 1991
Direção: Steven Grahan.
Duração: 132 minutos

  • Tom Wingo (Nick Nolte) é um treinador de futebol americano desempregado da Carolina do Sul que vai a Nova York apoiar a irmã, uma poetisa que tentou o suicídio. Lá, ele se envolve com Susan Lowenstein (Barbra Streisand), a psiquiatra que cuida dela. O sofrimento dos dois irmãos é colocado em xeque devido a um terrível acontecimento de violência sexual que a família sempre manteve em segredo.

 

Que exploração é essa?
Brasil, 2009.
Produção: TV Futura e Childhood

  • Um problema que atinge milhões de meninos e meninas no mundo todo, fruto da falta de fiscalização, combate ineficiente e da desinformação da sociedade. Produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, a série de cinco episódios cria um mundo de bonecos animados que, em uma viagem pelo País, flagram situações de exploração sexual, abuso de poder e aliciamento de menores de idade. Os protagonistas, um pai caminhoneiro e seu filho adolescente, fazem uma viagem juntos em que cada parada, seja no restaurante, no hotel, na praia ou no cybercafé, revela exemplos de como a exploração pode acontecer. A trama de ficção é intercalada com depoimentos de especialistas e autoridades que falam sobre a real gravidade do problema e da importância de enfrentá-lo coletivamente a partir da sensibilização da sociedade como um todo.

 

Querem me Enlouquecer
EUA, 1987
Direção: Martin Ritt.
Duração: 116 minutos

  • Claudia Draper (Barbra Streisand) é uma prostituta de luxo que mata Allen Green (Leslie Nielsen), um “cliente”, para se defender. Com o apoio da família, o advogado responsável pelo caso pretende alegar insanidade, pois acredita que só assim Claudia terá chance de escapar da condenação. Entretanto, isso também implica mandá-la para uma instituição para doentes mentais por tempo indeterminado. Assim, seu advogado, Aaron Levinsky (Richard Dreyfuss), assume a tarefa de demonstrar sua sanidade, porque, dessa maneira, ela poderá ser julgada em tribunal e, então, tentar provar sua inocência. O filme mostra também a história de abuso sexual de Claudia na infância.

 

Sonhos Roubados
Brasil, 2010
Direção: Sandra Weneck
Duração: 85 minutos

  • Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, no intuito de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Entretanto, mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor.

 

Para Sempre Lylia
Suécia/Dinamarca, 2004
Direção: Lukas Moodysson
Duração: 109 minutos

  • Lilya é uma garota de 16 anos. Seu único amigo é o garoto Volodja. Eles moram numa vila pobre na Estônia, fantasiando sobre uma vida melhor. Certo dia, Lilya se apaixona por Andrej, Ele está indo para a Suécia e convida Lilya para ir com ele e iniciar uma vida nova.

Preciosa
EUA, 2009
Direção: Lee Daniels
Duração:110 minutos

  • 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Dúvida
EUA, 2008
Direção: John Patrick Shanley.
Duração: 105 minutos

  • O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

Má Educação
Espanha, 2004
Direção: Pedro Almodóvar.
Duração: 105 minutos

  • Quando criança, Ignácio (Gael García Bernal) estudou em um colégio interno católico. Lá ele sofreu abusos sexuais por parte de seu professor de Literatura, o padre Manolo (Daniel Gimenez Cacho), que marcaram sua vida para sempre. Ignácio se apaixona por um colega de colégio, Enrique (Fele Martínez), que termina sendo expulso. Vinte anos mais tarde, os três personagens se reencontram. Este reencontro marcará não só a vida, mas também a morte de alguns deles.

Marcas do Silêncio
EUA, 1996
Direção: Anjelica Huston 
Duração: 97 minutos

  • Mãe solteira, Anney dá à luz após um acidente. Felizmente, logo conhece Lyle, que assume a pequena Bone e lhe dá outro filha. Mas ele também morre num acidente. Com o apoio da família, Anney sustenta as filhas. Sua carência, entretanto, a faz aceitar o pedido de casamento do apaixonado e tempestuoso Glen. Desde o início, a relação entre Bone e Glen não é boa e piora quando Anny perde o filho que está esperando. Perder o filho que tanto queria faz Glen tornar-se mais violento e perturbado. Bone torna-se uma vítima fácil da ira do padastro. A situação fica dramática e, mesmo preferindo não saber dos abusos e violências que a filha tem sofrido, uma hora Anny terá de acordar! E optar: entre o amor pela filha e a necessidade de um marido...

Minha vida em cor de rosa
Bélgica/França/Reino Unido, 1997
Direção: Alain Berliner
Duração: 88 minutos

  • Menino bastante retraído decide se vestir apenas como menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família deve então viver com a possibilidade de que ele seja gay e deve superar todos os transtornos que a situação gera.

A Sombra da Dúvida
França, 1993
Direção: Aline Issermann.
Duração: 106 minutos

  • Alexandrine, uma garota de apenas 11 anos de idade, torna-se cada vez mais retraída na escola. Essa mudança de comportamento chama a atenção de uma professora que a encaminha para a assistente social Sophie. Depois de muitas conversas, Alexandrine acaba contando que sofreu abuso sexual de seu pai.A polícia é chamada para iniciar uma investigação. O pai afirma que é inocente. A situação chega a um limite de tensão onde não há respostas, apenas dúvidas sobre as duas versões do caso. Será que a menina está dizendo a verdade... ou tudo não passa de sua imaginação?